sábado, 13 de março de 2010

laminado melamico

Laminado melamínico


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Ir para: navegação, pesquisa





Vários tipos do laminado

Laminado melamínico (também conhecido como Formica, que é a marca registrada de um fabricante) é um elemento decorativo inventado por John Frederick Hosler e Theodore Russell Clarke, utilizando a resina melamínica.

[editar] Utilização

É utilizado para revestimento de móveis, ambientes, tanto nas paredes quanto nos pisos, e até mesmo no forro ou fachada.

[editar] Produção

É produzido a partir de resinas termo-fixas sobre uma tela de fibra depositada a ar, termo-prensadas. Ou ainda "laminado decorativo, consolidado por calor e pressão". Sobre a superfície são adicionadas texturas e diversos padrões de acabamento, com simulações de madeiras, granitos, mármores, metais e outros, também denominados padrão "fantasia", sem correspondência visual com materiais de origem natural.

[editar] Comercialização

É vendido em chapas cuja dimensão varia conforme o fabricante e a padronagem, mas a dimensão mais comum é 308x125xcm x 1,3mm de espessura. As chapas de laminado costumam ser coladas sobre as superfícies a revestir com cola de contato.

compensados

Compensado


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Ir para: navegação, pesquisa

Compensado é um material confeccionado a partir de madeira seca (naturalmente ou por secagem forçada em estufa própria), originária de reflorestamento ou não, sendo confeccionado por meio da colagem de peças obtidas com o simples das peças.

[editar] Tipos

• Laminado: São obtidas diversas lâminas de madeira, de mesma espessura, que são coladas em camadas sucessivas umas sobre as outras, sendo os veios da madeira colocados perpendicularmente aos da camada anterior.

• Laminado e folheado: Confeccionado da mesma forma que o compensado laminado, recebe como acabamento final de suas superfícies, uma pequena folha fina de madeira, diferente daquela madeira que foi utilizada na confecção das lâminas internas do compensado (ex.: cerejeira, mogno, sucupira, etc.)

• Sarrafeado: São cortados diversos sarrafos de madeira, de mesma espessura e largura, que são colados lado a lado, de modo a formarem uma chapa. Nesse caso os veios da madeiras são colocados todos na mesma direção.

• Sarrafeado laminado: Confeccionado da mesma forma que o compensado sarrafeado, recebe como acabamento final de suas superfícies uma pequena folha fina de madeira, diferente daquela madeira que foi utilizada na confecção das lâminas internas do compensado (ex.: cerejeira, mogno, sucupira, etc.)

• Além destes modelos já citados, o Uniply, ou compensado unidirecional, consiste na montagem de camadas todas em uma só direção, juntados com resinas especiais compõe a estruturas possibilitanto do ordenamento em peças maiores que não encontramos na natureza.

• A estrutura de um móvel de madeira é muito forte em relação aos concorrentes principalmente se obtidas de madeiras duras ou de alta densidade, no entanto o uso de madeira reflorestada (rewood, é muito comum hoje em dia. Dentre as várias espécies de pinho as mais comuns no Brasil são o Pinus Taeda, e o Pinus Elliots, ambos de origem do hemisfério norte tem grande possibilidade mecânica além da tração por prensagem e colagem.

• Os modelos de peças unidirecionais confeccionados até hoje só tiveram resultados positivos em florestas cujo tempo de maturação seja elevado, ou seja florestas com mais de 35 anos de idade, o que caracteriza um material confiável para aplicação em móveis e utencílios, desde que necessária usinagem e resistência. Peças estreitas podem surpreender em flexibilidade podendo suportar maior tensão que muitos metais, além da maleabilidade e custo relativamente menor. o Isolamento acústico, principalmente para caixas acústicas, estas montadas com resinas especiais.

• O numero de camadas de lâminas é determinante para a capacidade de tração e isolamento, quanto maior o número de camadas maior a resistência, como em uma corda de cabelos.

• A temperatura influencia muito na compactação do material que recebe pressões diferenciadas para cada resina utilizada, podendo ser utilizado resinas as mais diversas.

• A pressão determinará o nível de resistência e pode ser medida entre 100 e 200 kgf/cm².

• As resinas vão determinar o grau de resistência a umidade.

marcenaria

Marcenaria

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Ir para: navegação, pesquisa





Ilustração de uma marcenaria na Alemanha, 1568

Marcenaria é o trabalho de transformar madeira em um objeto útil ou decorativo. A marcenaria evoluiu da carpintaria, na atualidade sofreu algumas mudanças, pois o profissional nesta área trabalha principalmente com laminados industrializados (madeira), como compensado, aglomerado, MDF, Laminado melamínico, folhas de madeira, etc.

O marceneiro deve possuir o dom da criatividade e saber desenhar em perspectiva, além de ter um vasto conhecimento do uso das ferramentas e materiais dessa área. No uso de máquinas (serra circular ou de fita, tupia, formão, desempenadeira, etc) a cautela é primordial, pois qualquer acidente pode ser irreversível.

A marcenaria abrange o fabrico de móveis, mas está mais ligada ao trabalho artesanal do que ao trabalho industrial. Apesar de o marceneiro moderno fazer uso de máquinas, para grande parte de seu trabalho, ele ainda é um artesão. Um profissional que produz exclusivamente móveis, principalmente de chapas industrializadas como o MDF e o aglomerado, designa-se antes como moveleiro.

Compensado

Carpintaria

Carpintaria


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Ir para: navegação, pesquisa





Ferramentas medievais de carpintaria, c. 1465

A carpintaria é a oficina onde trabalha o carpinteiro, executando os mais diversos trabalhos em madeira, desde móveis, ferramentas, artigos para construção civil, construção naval, entre outros.

O trabalho em uma carpintaria envolve frequentemente a utilização de esforço físico e trabalhos ao ar livre.

Na carpintaria o profissional desta área deve ter: noções de geometria e um vasto conhecimento de como lidar com madeira no seu estado natural (madeira maciça), o que o diferencia da marcenaria.





Foto de 1942 de um carpinteiro trabalhando. É um exemplo histórico das primeiras fotografias coloridas.

A especialidade abrange o feitio de: telhados, escadas, assoalhos, forros, portas, venezianas, móveis, (esquadrias de madeira), etc. A carpintaria também é responsável por trabalhos ornamentais como marchetaria, assim como trabalhos grandes, como a carpintaria naval.

A Bíblia atesta que Jesus era um carpinteiro antes de começar seu ministério: "Não é este o carpinteiro, filho de Maria, e irmão de Tiago, e de José, e de Judas e de Simão? E não estão aqui conosco suas irmãs? E escandalizavam-se nele". Marcos 6:3